Cálcio como fonte de vida
O cálcio é o responsável pela boa constituição dos ossos. Se não receberem a quantidade de cálcio necessária é provável que os problemas comecem a surgir ou que se verifiquem doenças indesejadas.
A pirâmide alimentar possui alimentos que são responsáveis pela transmissão de cálcio, embora nem sempre sigamos essa regra à risca. O cálcio tem uma importante função no crescimento dos mais novos, na gestação, lactação, na constituição óssea, na formação e manutenção dos dentes, regulação dos nervos e no equilíbrio dos batimentos cardíacos. Se não forem consumidas as doses de cálcio aconselhadas pelos especialistas, problemas como o raquitismo, osteoporose, ou a osteomalácia, podem surgir quando menos esperar. A mais importante fonte de cálcio é o leite e os seus derivados.
O leite é constituído por proteínas, matérias gordas, hidratos de carbono, potássio, fósforo e cálcio, sendo por isso os seus derivados vias importantes de transmissão de cálcio. Fique a saber que um copo de leite ou um iogurte contribuem com 300 mg de cálcio ao organismo, enquanto que uma fatia de queijo anda à volta dos 200 ou 250 mg de cálcio.