Quem bebe leite está fora do risco de doenças do coração
Consumidores regulares de leite não parecem estar sob risco aumentado de doenças das artérias coronárias, conforme indica uma pesquisa publicada em Journal of Epidemiology and Community Health.
Os pesquisadores monitoraram mais de 5700 homens entre 35 e 64 anos de idade durante vinte e cinco anos. Foram coletadas informações sobre sua saúde e estilo de vida, bem como sobre fatores sociais e econômicos. Cada um deles fez um exame físico e especificou os detalhes de seu consumo de leite. Mais da metade dos homens consumia aproximadamente meio litro por dia.
Dos 2350 falecimentos registrados durante os 25 anos, 892 foram atribuídos às doenças das artérias coronárias. Levando-se em consideração fatores conflitantes, o número de mortes por doenças do coração era 8% menor entre aqueles que bebiam mais de 200 mililitros de leite a cada dia. Além disso, a morte por outras causas, incluindo-se derrame e câncer, tinha 10% menos incidência.
Os autores oferecem várias explicações para suas descobertas. Sugerem que o cálcio encontrado no leite pode antagonizar os efeitos adversos previstos devido ao conteúdo de gordura saturada. O leite pode ser um marcador de uma infância mais saudável, pois aqueles que bebiam menos leite tendiam a apresentar menor estatura, uma indicação de privação. Consumidores regulares de leite também fumavam em menor quantidade.
Fonte: Journal of Epidemiology and Community Health, 09/05/2001