Voltar

Para quem é indicado o leite com baixa lactose?
Para os intolerantes à lactose. O leite é uma mistura de muitos tipos de nutrientes ( proteínas, carboidratos, gorduras e micronutrientes ). Um deles é a lactose. Existem pessoas que não conseguem digeri-la, pela ausência no intestino de uma enzima chamada lactase. A ingestão de leite causa flatulência, mal-estar e diarréia. Se não houver consumo de leite o aporte de cálcio pode tornar insuficiente e compromete a massa óssea. O leite com baixa lactose é a solução para os intolerantes à lactose.

É verdade que o leite é a melhor fonte de cálcio?
Sim. Com o leite e os produtos lácteos fica mais fácil atender às necessidades diárias de cálcio, que não são poucas. Além de mais concentrados, esses alimentos têm um tipo de cálcio que é melhor aproveitado pelo organismo. Optar pelos alimentos de origem vegetal como fonte de cálcio é desvantajoso, pois é precioso comer grandes quantidades. Por exemplo, para obter 400mg de cálcio é necessário comer mais de um quilo de couve enquanto que 11/2 copo de leite é suficiente para cobrir essa necessidade nutricional.

Quantidade de leite que atende às necessidades diárias de cálcio
Crianças de 1 a 10 anos: 3 copos
Adolescentes de 11 a 18 anos: 5 copos
Adultos jovens de 19 a 24 anos: 5 copos
Adultos com mais de 25 anos: 3 copos

Qual a quantidade de leite que uma criança precisa tomar diariamente? E um adulto?
Não existe uma recomendação oficial para a ingestão diária do leite e nem para nenhum outro alimento. As autoridades de saúde de diversos países costumam estabelecer as necessidades diárias de nutrientes. Como o leite e os produtos lácteos são as principais fontes de cálcio, é razoável estabelecer uma quantidade mínima de ingestão a partir dele. Nesse caso, um adulto precisaria consumir cinco copos ( ou o equivalente em derivados ) e uma criança, em torno de quatro copos ( ou o equivalente em derivados ).

O leite previne a osteoporose?
Sim, pois o leite é a melhor fonte de cálcio – nutriente essencial para a formação dos ossos. Com, a maneira mais eficaz de prevenir a osteoporose é ter uma ingestão adequada de cálcio durante toda a vida. Antes dos 25 anos o leite garante a formação da massa óssea e, depois, protege contra o desgaste. Isso significa que o leite, nas doses corretas, é o melhor aliado para a saúde dos ossos.

Pessoas mais velhas precisam tomar leite?
Sim. Nessa fase, é preciso proteger os ossos dos desgastes e continuar a prevenção da osteoporose. A melhor maneira é assegurar-se de uma boa ingestão de cálcio, e o leite é uma boa opção. O leite enriequecido com esse mineral é o mais indicado, pois assim não é necessário ingerir grande volume. O último Consenso sobre Ingestão de Cálcio, realizado em 1996, nos Estados Unidos, mostrou que a mulher depois da menopausa ( sem reposição hormonal ) e homens com mais de 65 anos devem ter uma ingestão diária de 1,5 g de cálcio, o que equivale a cinco copos de leite ( 1.250 mL ). Se for enriquecido, o volume pode diminuir até pela metade.

A partir de que idade a criança pode tomar leite longa vida?
Até o sexto mês, o recomendado é que a criança alimente-se exclusivamente com o leite materno. Depois disso, outros alimentos devem fazer parte do cardápio da criança e o leite materno pode continuar até a criança completar 2 anos, como orienta a Organização mundial da Saúde. Mas, depois que a criança faz 1 ano e não está se alimentando no seio, o leite longa vida pode ser consumido. Os mais indicados são os enriquecidos, principalmente com ferro, pois a carência desse mineral está presente em mais da metade das crianças brasileiras e ocasiona sérios problemas como apatia, fraqueza e dificuldade no aprendizado.

Aviso Importante: O Ministério da Saúde informa que o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.

Copyright © 1992-2008 | Produzido por AQUA - CRÉDITOS