Voltar

Como foi a invenção da caixinha longa vida?
A preocupação de conservar alimentos, que é uma constante na história, fica mais aguda em períodos de forte escassez como os de guerra. Na Europa, durante os anos 40, devido à Segunda Grande Guerra, o problema de abastecimento de leite ficou crítico. Ruben Rausing, buscando maneiras de minimizar esse problema, desenvolveu um tipo de embalagem cartonada (papel com plástico), tetraédrica (formato de uma pirâmide), cujo processo de envase utilizava a selagem abaixo do nível do líquido. Era o começo da caixinha longa vida. Durante dos anos 50, com o aprimoramento do envase asséptico, e buscando resolver também os problemas de estocagem, a caixinha longa vida ganhou o formato de um paralelepípedo (brick ou tijolo). Pouco a pouco, foi conquistando o mundo. Hoje, faz parte dos hábitos de consumidores de mais de 150 países.

Como é feita a caixinha longa vida?
A caixinha longa vida é composta de seis camadas de diferentes materiais. Começando de dentro para fora, duas camadas de polietileno evitam qualquer contato do alimento com as demais camadas protetoras da embalagem. Em seguida, vem uma camada de alumínio, cuja função é evitar a passagem de oxigênio, luz e microrganismos, e uma quarta camada de polietileno. Uma quinta camada de papel confere resistência à embalagem e, finalmente, uma sexta camada de polietileno. O resultado é uma embalagem de alta qualidade, que tirando proveito do melhor de cada material que a compõe, impede a entrada de luz, ar, água e microrganismos. Ao mesmo tempo, evita que o aroma dos alimentos saia e inibe a oxidação, que tanto prejudica a qualidade dos alimentos.

A caixinha longa vida é uma embalagem ecologicamente correta?
Sim. Em primeiro lugar, a caixinha longa vida embala um litro de alimento com apenas 28 gramas de matérias-primas. Essa eficiência implica em menor impacto em menor impacto ambiental, por utilizar o mínimo de recursos renováveis e por otimizar o transporte, diminuindo a emissão de gás carbônico. Além disso, o processo de fabricação da caixinha utiliza materiais e técnicas modernas, feitas com enorme preocupação ambiental. Tanto que a fábrica da caixinha longa vida, em Monte Mor, foi a primeira fábrica de embalagens certificada com o ISSO 4001. Apesar das caixinhas longa vida representarem menos de 1% do lixo doméstico produzido, a Tetra Pak tem estimulado crescentemente sua reciclagem, seja incentivando processos de coleta seletiva, seja pesquisando e implantando novos processos de reciclagem.

Como a caixinha longa vida é reciclada?
Existem dois processos principais de reciclagem: a incineração com recuperação de energia e a reciclagem por separação das fibras de papel, plástico e alumínio. No primeiro, as embalagens são incineradas, produzindo vapor que movimenta turbinas de geração de energia. No segundo, as embalagens, adicionadas de água, são trituradas em liquidificadores gigantes (hidropull). Nesse processo, ocorre a separação das fibras de papel do polietileno/ alumínio. As fibras podem ser utilizadas para fabricar papel. O resíduo sólido composto pela mistura de polietileno/alumínio pode ter dois destinos. Ou ser incinerado em fornos de biomassa, gerando energia, ou ter separados e reutilizados, pelo processo denominado termoinjeção, alumínio e o polietileno.

Alguma substância da embalagem longa vida, como o alumínio contamina o leite?
Não. Como todas as demais embalagens que utilizam o alumínio, latas de refrigerantes e enlatados em geral, existe uma camada protetora internas de polietileno. No caso da caixinha longa vidas, existem duas. O leite Longa Vida – UHT , com envase asséptico, que mantém o leite em condições de consumo por muito tempo, não é leite esterilizado. A esterilização é um processo conduzido, normalmente em autoclaves, em temperaturas muito elevadas e durante longo tempo, enquanto que o processo UHT utiliza-se, também, de elevadas temperaturas, mas por curta duração.

Aviso Importante: O Ministério da Saúde informa que o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.

Copyright © 1992-2008 | Produzido por AQUA - CRÉDITOS